Z7_P9KE1GC0K0SV20QAP5S15B0AS3
Z7_P9KE1GC0K0SV20QAP5S15B0A20
Como recorrer ao crédito...

De forma responsável.

Será o crédito necessário?

Nem todos os empréstimos são absolutamente necessários e, por isso, vale sempre a pena questionar-se duas ou três vezes se realmente precisa de crédito para uma viagem, para aquelas obras na cozinha, um carro ou uma casa nova.

Se chegar à conclusão de que a contratação do crédito é absolutamente necessária, siga para o próximo passo.

Contabilize todas as despesas e saiba quanto vai pagar na totalidade

Faça uma boa prospeção de mercado e preste sempre informações completas sobre a sua situação financeira para que as simulações sejam o mais reais possível. Assim, o banco poderá avaliar corretamente o risco do empréstimo.

Solicite sempre a ficha de informação normalizada - o documento onde estão detalhadas as características do crédito. Deve ter conta o seguinte:

  • Taxa anual de encargos efetiva (TAEG);
  • Taxa de juro (fixa ou variável);
  • Duração do empréstimo, o valor da prestação;
  • Garantias exigidas;
  • Comissões e encargos em caso de falta de pagamento.

Avalie o impacto financeiro no orçamento familiar

Já encontrou o melhor negócio para o valor do empréstimo que pretende, mas agora é preciso fazer contas a sério. Quanto é que a mensalidade vai pesar no seu orçamento familiar? Por quanto tempo terá de suportar essa responsabilidade?

Se depois de responder a estas perguntas chega à conclusão que consegue encaixar esta despesa no seu atual orçamento, então pense em cenários mais difíceis. Acrescente despesas futuras previsíveis, mas conte também com os imprevistos, como uma perda de emprego temporária ou despesas extra para a creche ou os estudos dos filhos.

Se o seu orçamento mensal familiar chegar para tudo, então tem a elasticidade e resistência necessárias, aconteça o que acontecer. Pode avançar para a contratação de um crédito responsável.

Por fim, deve ler a minuta do contrato mais do que uma vez e esclarecer todas as dúvidas junto da instituição na qual vai contratar o crédito. Não assine algo que não entenda e peça ajuda no sentido de descodificar as letras pequeninas e os termos complicados. É a única forma de controlar a situação e evitar surpresas.

Limite a exposição da sua família ao risco

Certifique-se de que contrata os seguros necessários para limitar a exposição da sua família ao risco. Quando solicitar um crédito para qualquer uma das atividades que mencionámos anteriormente, contrate um seguro de vida para proteção ao crédito com as coberturas que mais fazem sentido para si.  

Z7_P9KE1GC0K0SV20QAP5S15B0A22
Z7_P9KE1GC0K0SV20QAP5S15B0A23

/ Dicas da vida real /